quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Relatório nilza - ji-Paraná

Na semana de 20 a 24 de outubro de 2008 aconteceu a "Semana de Exatas" em ji-Paraná. Da programação fazia parte a Profª nilza Eigenheer Bertoni, que ministrou a palestra"Formação do Professor de Matemática - mitos , erros e ocultamentos do currículo de matemática do ensino básico". A oficina sobre "A construção do conhecimento dos números ao longo do ensino fundamental", também foi ministrada pela mesma. De acordo com Luzia, coordenadora do Gestar em Ji-Paraná,adorou ter participado. Recebi o e-mail da mesma com o relato que segue abaixo.

Olá Sonja

Estivemos sim na oficina da Nilza e até a presenteamos com uma caneta do GESTAR, que segundo ela, mostrará a todos os co-autores das TPs, e mostrou-se bastante contente com a lembrança. Ficou feliz também ao saber da Festa da Formatura dos 240 cursistas do GESTAR I.
Ficamos encantadas com a simplicidade dela. Pra se ter uma idéia, ela trouxe uma mala com materiais concretos para o ensino de matemática, para que nós, durante a oficina, manuseássemos os materiais. Foram 4 horas de oficina e pareceram ser menos de 2 horas, tão intenso que fora os trabalhos. Ao vê-la ministrando a oficina, não é possível deixar de verificar a paixão que ela tem por aquilo que faz. No final da oficina, ela pediu uns minutos somente com os professores integrados ao GESTAR, quer Formadores ou Cursistas e nos passou algumas informações do GESTAR a nível nacional, inclusive sobre uma crítica que saiu na Revista Veja.
Durante a palestra à noite não foi não menos eloqüente ao falar de Mitos, Erros e Ocultações no Ensino da Matemática, foi fantástica ao nos confrontar com nossas falhas.
Durante a oficina estivemos em contato com a Cleide e a Andréia de Presidente Médici, que também falou da importância do GESTAR no desenvolvimento de seu Projeto Nota 10.

Abraço,
Luzia

Nenhum comentário: