quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ESCOLAS JARU -ESTADUAL

ESCOLA PRIMAVERA
































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro.
Data: 08/09/2007
Série: 2° CBA Turma: C
Disciplina: Português
Professora: Maria Lucia Ferreira dos Santos Zancanella

Tempo previsto: uma semana.

Habilidades:
Interpretar, organizar e construir gráficos de barras, através de uma situação problema;

Conteúdo:
Gráficos:

Situação didática:
Com dados referenciais da turma coletamos informações que pudessem estar dentro do contexto visual e de fácil compreensão para o aluno,optamos pela contagem de alunos presente e ausentes no dia. A partir do conceito do que vem a ser um gráfico, desenvolvemos desse contexto uma idéia de organização de dados para a construção de um gráfico de acordo os dados constatados.
Através de outras situações problemas os alunos construíram outros gráficos no caderno.
Os alunos deverão pesquisar a idade de cada membro da família e transformar os dados coletados em gráfico.
Comparar o resultado final com a relação de quantidade de membros e idade.
Associar números naturais a pontos da reta numérica;
Comparar e ordenar números naturais utilizando a contagem e/ou a posição desses números na reta numérica e nos gráficos

Recursos:
Cartolina;
Quadro;
Caderno;
Lápis de cor;
Canetinha;
Giz de cera;
Régua.

Avaliação:
Através da observação das atividades desenvolvidas.
Correção individual no caderno do aluno

















































































































Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro.
Data: 09/10/2007
Série: 2° CBA Turma: C
Disciplina: Matemática
Professora: Maria Lucia Ferreira dos Santos Zancanella

Tempo previsto: duas semanas.

Habilidades:
Identificar figuras planas e não planas em uma coleção de figuras;
Estabelecer semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos (poliedros, corpos redondos, cones e cilindros) através da observação de suas características;
Reconhecer faces, vértices e arestas de um poliedro através de sensações visuais e táteis.
Confeccionar os sólidos geométricos.

Conteúdos:
Figuras planas e não planas;
Sólidos geométricos ( poliedros, corpos redondos, cones e cilindros);
Faces, arestas e vértices.

Situação Didática:
Ao início da aula retomamos o conteúdo trabalhado nas aulas anteriores com releitura dos cartazes e discussão de conteúdos, realizando assim um feedback. Inserimos visualmente figuras prontas para que vários alunos viessem à frente para expor suas percepções sobre quantos lados, vértices e arestas possuía cada forma ou sólido geométrico. Nesse contexto de discussão e observações introduzimos as atividades que foi explanada pela professora com antecedência e os alunos ficaram a vontade para questionar e desenvolver em duplas, os alunos confeccionaram os sólidos anteriormente e utilizaram como referência para atividade posterior.

Recursos:
Atividades impressas;
Cartazes;
Material concreto das formas geométricas;
Máquina fotográfica;
Quadro.

Avaliação:
· Através da correção individual e acompanhamento durante as atividades desenvolvidas.



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS DA ESCOLA PEDRO VIEIRA








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Trabalho realizado pelos professores da Escola Nilton
































































































































































































































































Nenhum comentário: